Bem-vindo / Welcome

Aê galera se preparando para o ENEM, esse blog é de todo estudo,à parte, que eu to fazendo para fazer a prova.

Tudo o que eu for estudar para o ENEM de 2011 postarei aqui.




18 de março de 2011

Circulo de Fogo do Oceano Pacífico

O Círculo de Fogo do Pacífico (ou Anel de Fogo) é uma área formada no fundo do oceano por uma grande série de arcos vulcânicos e fossas oceânicas, coincidindo com as extremidades de uma das maiores placas tectônicas do planeta.

A região, de cerca de 40 mil km de extensão, tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, abrangendo toda a costa do
continente americano, além do Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul.

Esta é a área de maior atividade sísmica do mundo. Somente o Japão responde por cerca de 20% dos tremores de magnitude igual ou superior a 6 registrados na Terra.

Mais da metade dos vulcões ativos no mundo, acima do nível do mar, estão localizados nesta área.

Alguns dos piores desastres naturais já registrados ocorreram em países localizados no Círculo de Fogo. Um deles foi o tsunami de dezembro de 2004, que matou 230 mil pessoas em 14 países no Oceano Índico, após um tremor de magnitude 9,1.

Outros dois desastres famosos na área ocorreram no Chile: o primeiro, em 1960, foi um terremoto de magnitude 9,5 - o mais forte da história - que matou 2 mil pessoas; outro tremor, em 2010, deixou mais de 500 mortos e cerca de 20 mil desabrigados.





Deve cair nesse ano por causa da Catastrofe no Japão e também ajuda a entender um pouco sobre o que aconteceu e porque aconteceu a tragédia no Japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário