Bem-vindo / Welcome

Aê galera se preparando para o ENEM, esse blog é de todo estudo,à parte, que eu to fazendo para fazer a prova.

Tudo o que eu for estudar para o ENEM de 2011 postarei aqui.




16 de março de 2011

Barroco

O Barroco representa todas as formas de arte cultivadas neste período, como a música, a pintura, a arquitetura, e a literatura.

Apesar deste movimento contar com o primeiro autor brasileiro em nossa literatura, sua influência é quase totalmente portuguesa e espanhola, deixando pouco espaço para o Brasil.

Conflito espiritual: O homem barroco sente-se dilacerado e angustiado diante da alteração dos valores, dividindo-se entre o mundo espiritual e o mundo material. As figuras que melhor expressam esse estado de alma são a antítese e o paradoxo;

Sesenvolvido por meio de um jogo de imagens e idéias que se contrapõem, num sistema de oposições:
nasce x não dura; luz x noite escura; tristes sombras x formosura; acaba x nascia.

Efemeridade do tempo e carpe diem: O homem barroco tem consciência de que a vida terrena é passageira, e por isso, é preciso pensar na salvação espiritual. Mas já que a vida é passageira, sente, ao mesmo tempo, desejo de gozá-la antes que acabe, o que resulta num sentimento contraditório, já que gozar a vida implica pecar, e se há pecado, não há salvação.

Podemos notar dois estilos no barroco literário: o Cultismo e o Conceptismo.

CULTISMO: É o jogo de palavras; é o rebuscamento da forma, é a obsessão pela linguagem culta, erudita, por meio de inversão da frase (hipérbato), do uso de palavras difíceis.

CONCEPTISMO: É o aspecto construtivo do Barroco, voltado para o jogo das idéias e dos conceitos. É a preocupação com as associações inesperadas, seguindo um raciocínio lógico, racionalista.

O movimento iniciou-se em 1601, com a publicação de Prosopopéia, de Bento Teixeira. O final deste movimento dá-se em 1724, com a obra Obras, de Cláudio Manuel da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário