Bem-vindo / Welcome

Aê galera se preparando para o ENEM, esse blog é de todo estudo,à parte, que eu to fazendo para fazer a prova.

Tudo o que eu for estudar para o ENEM de 2011 postarei aqui.




15 de março de 2011

Vinicius de Moraes


Vinicius de Moraes


“A gente não faz amigos, reconhece-os”
Vinicius de Moraes

Poeta essencialmente lírico, o poetinha, como era chamado, ficou conhecido pelos seus sonetos. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida. Pegador o cara..

No campo musical teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra. No fim dos anos 1920, Vinicius de Moraes produziu letras para dez canções gravadas

Ah em 1922, começa o Modernismo.. não esqueçam disso =P

Ainda na década de 1930, Vinicius de Moraes estabeleceu amizade com os poetas Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Nos anos 1940, suas obras literárias foram marcadas por versos em linguagem mais simples, sensual e, por vezes, carregados de temas sociais.

Estilos: Os primeiros passos de sua carreira estão ainda sob influências neo-simbolistas, contendo certo misticismo. Porém, logo modificou seu estilo para o erotismo, em contraste à suas obras de tom bíblicas anteriores. Nesta segunda fase, Vinícius de Moraes é caracterizado por inovações na ordem formal, a mais notável destas seria o aparecimento dos sonetos. Revela também, nesta segunda fase, uma valorização para o momento, com as coisas acontecendo de repente. Seus poemas trabalharam também com a felicidade e/ou a infelicidade muitas vezes, também. O autor procurou também escrever algumas poesias no ramo social. Fez também importante colaboração para a música nacional, cantando no estilo bossa nova.

Obs: Vinicius foi um cara meio poeta e meio músico, ajudou bastante nas músicas nacionais, conheceu grandes modernistas e pré-modernistas, carioca e casou-se 9 vezes, atuou com grande nomes da musica brasileira e muda das obras em tom bíblico para o erotismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário